O mercado de afiliados é uma área no marketing digital que te permite ganhar uma comissão por indicar um produto ou serviço. Esta talvez seja a área do marketing digital onde as pessoas mais têm dificuldades em obter resultados.
Entretanto, isso não quer dizer que você não consiga ser extremamente bem-sucedido nessa área. Muito pelo contrário, muitas pessoas estão criando fortunas astronômicas indicando produtos pela web.
É claro, desde que feito com idoneidade.
Ao promover produtos que transformam a vida da sua audiência de alguma forma, você provavelmente terá muito sucesso.
Altos e baixos do mercado de afiliados
A história do marketing de afiliados possui vários altos e baixos desde sua implementação.
Ele teve por muito tempo uma baixa reputação. Em seguida, passou por uma era de auto-ajuda e atualmente vive um momento de redenção.
Com uma história que se estende por mais de duas décadas, o mercado de afiliados tem um roteiro digno de um seriado da Netflix.
Entretanto, existiram alguns momentos da história onde era difícil dizer se o mercado de afiliados era o bandido ou o herói.
E mesmo hoje em dia é preciso manter os olhos abertos. Como em qualquer área, existem os bons e maus profissionais.
E mesmo com todos os desafios, o mercado de afiliados funciona muito bem quando se trata de atingir uma audiência a nível global e aumentar as vendas.
Mercado de afiliados: O que é? Como surgiu?
O mercado de afiliados é quando você indica um produto ou serviço na internet. Você ganha uma porcentagem para cada vez que alguém efetua uma compra através do seu link. Esses produtos podem ser físicos ou digitais. As comissões podem ser únicas ou recorrentes.
O mercado de afiliados surgiu na época em que a Amazon só vendia livros e a AOL enviava CDs de teste gratuitos pelo correio.
Desde então, o conceito tem permanecido o mesmo na sua grande parte.
Portanto, o mercado de afiliados era uma alternativa de marketing que compensava o risco dos gastos comparado aos anúncios tradicionais. Basicamente parecido com o que vemos hoje.
Esta estratégia de marketing permitia aos produtores alcançar um público mais amplo e global. E ao mesmo tempo aumentar sua autoridade no seu nicho de atuação.
O produtor paga uma comissão a um afiliado com base em uma ação gerada por este afiliado (normalmente uma venda ou um clique).
Por exemplo, digamos que você tenha um ebook e que deseja vender este ebook para um determinado público.
Para alcançar uma faixa maior de compradores potenciais, você pode atrair afiliados para fazer a promoção para você. Dessa forma, você pode pagar-lhes uma porcentagem de 50% para cada venda que eles fizerem.
Basicamente é uma sociedade onde as duas partes ganham.
O produtor consegue gerar vendas e aumentar sua autoridade, pois vai se tornando mais conhecido à medida que vende seu produto. E o afiliado ganha sua porcentagem e não tem a preocupação de criar o produto.
Esta estrutura de distribuição mudou o cenário da Internet. Sendo assim, o mercado de afiliados ajudou a inaugurar uma era de comércio digital que não para de crescer.
Declínio do mercado de afiliados
Infelizmente, os dias de glória não durariam para sempre. Devido a uma pequena categoria de jogadores sujos e maçãs podres, o marketing de afiliados começou a ser mal visto.
Como resultado, o mercado de afiliados ganhou uma reputação ruim devido a esquemas de fraudes e nomes de domínios que levavam os usuários a serem enganados.
Antes do moderno mercado de afiliados, havia uma sensação de facilidade em torno da indústria. A ideia de dinheiro fácil era muito difundida.
Naquela época, a Internet era um “velho oeste”. Em sua grande parte, a internet não tinha regulamentação. Portanto, a internet era ainda uma nova fronteira a ser explorada para o comércio. Ou seja, um campo fértil para oportunistas.
Por estas razões, o nível de interesse das pessoas para entrar nesse mercado era baixo. Muito mais baixo do que por exemplo uma loja de roupas, uma padaria, ou um restaurante.
Devido à essa mentalidade, e a imaturidade da internet, o mercado de afiliados atraia na sua grande marioria indivíduos e empresas que buscavam a ideia de ganhar dinheiro rápido.
Mais forte, Mais seguro e Melhor do que antes
Para superar essa desconfiança, vários líderes do mercado de afiliados trabalharam arduamente para ganhar a confiança dos produtores.
Esse trabalho começou principalmente através da proteção contra fraudes. Essa proteção visava identificar e bloquear ameaças de última geração.
Além disso, eles se preocuparam em criar o processamento de pagamentos ainda mais seguro. Tornando a compra na internet mais confiável.
Ao mesmo tempo, empresas de tecnologia como o Facebook reprimiram a publicidade enganosa. Politicas de proteção para anúncios foram implementadas.
Dessa forma, com todas essas medidas juntas, o mercado de afiliados foi se tornando cada vez mais seguro.
Estas políticas de boas práticas profissionalizaram ainda mais o setor. Como resultado, atualmente temos mais segurança para produtores, afiliados e consumidores.
Muitos programas de afiliados submetem os produtos a rigorosas revisões de conformidade antes de aceitá-los na plataforma.
Além disso, esses programas incentivam os produtores a examinarem e selecionarem manualmente os afiliados.
Acredito que este tipo de controle e supervisão diminui a atividade fraudulenta. E ao mesmo tempo, aumenta o apelo da indústria por este tipo de serviço.
Isto porque o comércio digital está crescendo trimestre após trimestre desde a pandemia de 2019.
O marketing digital deixou de ser uma opção se você quer levar o seu negócio para o próximo nível.
E o mercado do marketing digital não para de crescer…
De acordo com dados do censo dos EUA, o total de vendas do varejo online referente ao terceiro trimestre de 2020 foi estimado em $1.468,9 bilhões (um aumento de 12% em relação ao segundo trimestre de 2020).
O comércio digital referente ao terceiro trimestre de 2020 aumentou 36,7% comparado ao terceiro trimestre de 2019.
Considerando estes dados, fica clara a importância da implementação de uma estratégia online para qualquer negócio. Seja um negócio já estabelecido, ou em fase de criação.
É mais importante do que nunca que pequenas e grandes empresas criem um plano de marketing digital para colocar suas ofertas online.
O marketing digital de uma empresa, quando bem feito, tem o potencial de se tornar o principal motor de crescimento.
E a boa notícia é que isso pode ser feito com relativo baixo risco e baixo investimento inicial.
Mesmo para empresas da Fortune 1000 equipadas para ecommerce, o mercado de afiliados fornece um canal complementar em seu plano geral de marketing.
Essa estratégia traz um fluxo constante (e econômico) de novos clientes. Isto se deve ao crescimento global e a exposição que os afiliados podem proporcionar.
Essa exposição promovida pelos afiliados possui um custo mais baixo em comparação com as estratégias tradicionais.
Acredito que esses dois perfis de empresas (estabelecidas e ainda não estabelecidas) podem se beneficiar dos esforços de afiliados responsáveis.
Marketing de afiliados feito corretamente
Não é surpresa que o mercado de afiliados seja agora uma presença indispensável na web.
Desde grandes varejistas até influenciadores digitais, o link de referência permite que qualquer pessoa ganhe alguns reais, desde que siga as regras.
Para aqueles que já possuem uma marca estabelecida, uma forma de integrar o marketing de afiliados é através de uma rede de afiliados.
Uma rede de afiliados permite que os produtores determinem comissões específicas, atraiam afiliados com um conhecimento básico do setor e trabalhem em parceria com outros produtores.
Alguns exemplos de plataformas que trabalham com redes de afiliados no Brasil são: Hotmart, Monetizze, Eduzz.
O mercado de afiliados é para mim?
Pode ser que mesmo após este artigo, você ainda não esteja convencido que o mercado de afiliados pode te levar ao resultado que você espera.
Entretanto, tenha em mente que ao adicionar uma estratégia de afiliados à sua campanha de marketing, não significa que você tenha que depender exclusivamente disso.
Muitas empresas por exemplo, optam por limitar os afiliados a uma oferta em particular. Essa oferta é construída exclusivamente para facilitar a promoção e acompanhamento das comissões.
Outras empresas podem achar que a melhor maneira de integrar um canal de marketing de afiliados é ser altamente seletivo com os afiliados que representam sua marca.
Para algumas empresas, o marketing de afiliados funciona mais como uma parceria. E nesses casos, essas empresas fornecem até mesmo treinamento para que os afiliados possam ter ainda mais sucesso nas suas campanhas.
Ou seja, é uma mentalidade ganha-ganha. Um trabalho em equipe para que no fim todos saiam ganhando.
Quão bom é o marketing de afiliados?
Não importa onde você se enquadre na sua jornada empreendedora, você já deve ter sentido as mudanças nos padrões de compra do consumidor. Ou talvez até no seu próprio.
De fato, as pessoas estão comprando mais na internet. Muitas vezes, o consumidor já está certo do que deseja comprar. Ele só precisa ser lembrado.
É aí que entra o papel do afiliado.
Pensa comigo…
Se existem pessoas prontas para comprar. Você só precisa mostrar o que elas desejam comprar na tela do celular delas. Faz sentido?
Por exemplo:
Digamos que a copa do mundo de futebol está prestes a acontecer. Você sabe que a demanda por camisas de seleções está prestes a aumentar. Ou seja, existe um mercado que está pronto para consumir.
Se você for um afiliado da Amazon, por exemplo, você pode promover as ofertas de camisas de seleções através do seu link de afiliado único.
Percebe quão bom é o marketing de afiliados?
O potencial de ganhos é enorme. E o melhor de tudo, você pode fazer isso com qualquer oferta. Eu dei um exemplo com as camisas de seleções.
Mas de fato, existem nichos que são muito lucrativos. E além disso, alguns desses nichos vendem o ano inteiro, 24 horas por dia.
Existem várias formas de divulgação do seus links de afiliado no marketing digital.
Pensando nisso, eu escrevi um livro que explica melhor estas estratégias. O livro digital gratuito se chama “ARRASTA PRA CIMA”.
Se você tiver o interesse de saber mais, você pode acessar o livro digital AQUI.
Conclusão do mercado de afiliados
O marketing digital não para de crescer. E o mercado de afiliados é uma excelente opção para aqueles que buscam uma nova área de atuação ou fonte de renda.
O potencial desse mercado é enorme. E a boa notícia é que qualquer um pode começar como um afiliado digital. Você pode começar hoje mesmo se quiser.
Isto porque você só precisa de um computador e uma conexão com a internet. Dessa forma, você já estará pronto para começar a promover seus links.
Gostou deste artigo e quer aprender mais sobre o mercado de afiliados? CLIQUE AQUI.
Embora o marketing de afiliados possa não ser a resposta final para todos os obstáculos de um marketing online, com certza é uma das muitas ferramentas disponíveis para empresas de todas as formas e tamanhos.
Seja você é um produtor ou afiliado, mantenha sempre em mente que este mercado está apenas começando. E as vendas no digital continuam aumentando.
Ou seja, as oportunidades são infinitas!