ConvertKit é um serviço de automação de email marketing completo (ESP). Ou seja, com o Convertkit você consegue disparar eMails de forma automática.O fundador da plataforma se chama Nathan Barry.

Graças à sua facilidade de uso, automação e outras características, Convertkit é uma das empresas de email marketing que mais cresce no mercado.

Imagine a Convertkit como uma “Apple” do email marketing. A plataforma foi desenhada para ser de fácil uso e para aqueles que não estão interessados em funções complexas e muito avançadas de email marketing.

Além do serviço de envio de emails automáticos, ela também oferece formulários de inscrição, páginas de destino personalizáveis que ajudam a trazer mais assinantes para suas listas, além de outras vantagens.

A propósito, o design das páginas de destino do Convertkit são muito bem feitas. Tenha certeza que você vai aumentar muito suas conversões com estes templates.

No momento que estou escrevendo este artigo, o ConvertKit ainda não está disponível em Português, mas não se preocupe, pois irei detalhar os termos caso você tenha dificuldade com o inglês em alguns momentos.

ConvertKit: O que a torna diferente das outras plataformas de email marketing?

A maioria das ferramentas de email marketing continuam com os padrões de tecnologia e design mais antigos. Sendo assim, muito usuários acham essas ferramentas muito complicadas e difíceis de aprender, como se não fossem construídas para o dia-a-dia dos tempos modernos.

O ConvertKit é fácil de usar, possui um visual extremamente limpo, é decentemente poderoso e seus planos pagos têm um preço justo. Isto porque você tem a opção de utilizar a plataforma de forma gratuita.

Eles também oferecem um plano de página de captura gratuito. Esta opção por si só pode te salvar uma enorme quantidade de tempo e dinheiro.

O convertKit é projetado para um determinado tipo de público alvo: criadores de conteúdo online (como blogueiros e Youtubers).

O que significa que não há muitas características focadas no comércio eletrônico (ecommerce) das quais você não precisa.

Principais características

Visão geral do ConvertKit

A interface do ConvertKit está organizada em 5 abas que eu irei abordar em mais detalhes abaixo.

Convertkit

Mas antes, aqui está uma visão rápida de cada uma delas.

  • SUBSCRIBERS (assinantes): as pessoas que se inscreveram na sua lista de email.
  • AUTOMATIONS (automação): as automações permitem que você faça coisas como enviar automaticamente diferentes e-mails às pessoas com base nas ações que elas tomaram, tais como clicar em um link ou abrir um e-mail específico.
  • LANDING PAGES & FORMS (Páginas de captura e formulários): o ConvertKit oferece uma grande variedade de modelos e formulários de páginas de captura personalizáveis e responsivas incluídas em todos os níveis de preços para ajudá-lo a obter mais cadastros de e-mail.
  • BROADCASTS (transmissões): uma transmissão é um e-mail único para sua lista (ou um segmento da mesma). Ideal para boletins de notícias tradicionais.
  • SEQUENCES (sequências): uma seqüência é uma série de e-mails em várias partes (basicamente um autorresponder). A opção “Sequences” encontra-se dentro da aba “Automation”, que abordarei com mais detalhes adiante.
SUBSCRIBERS

Praticamente todo provedor de serviços de email cobra com base no tamanho da sua lista de emails. Mas o ConvertKit foi uma das primeiras a fazer isso com base no número de subscribers únicos.

Em termos práticos, isto significa que não há dupla contagem se a mesma pessoa se inscrever através de vários formulários de inscrição ou acabar em mais de um funil de vendas.

Sabendo disso, aqui está o que você pode fazer com esta aba.

Ver dados gerais do assinante

Na aba Subscribers, você pode ver seu número total de assinantes e o crescimento de assinantes ao longo do tempo.

Convertkit

Você também tem acesso a estatísticas como taxa média de abertura, taxa média de cliques e o total de emails enviados.

É basicamente um painel para ver como sua lista está crescendo, e como as pessoas estão interagindo com os emails que você está enviando.

Segments and Tags (segmentos e etiquetas)

Você também pode ver seus segmentos e etiquetas, que é a forma como você mantém seus assinantes organizados.

Convertkit

Você pode etiquetar as pessoas automaticamente com base em quando elas se inscreveram, em qual dos links de seus e-mails elas clicaram, e muito mais. E então você pode criar segmentos a partir destas diferentes etiquetas.

Por exemplo, digamos que você queria apenas enviar uma newsletter sobre e-mail marketing às pessoas que abriram uma newsletter sobre esse tópico.

Bem, você precisaria simplesmente etiquetar qualquer pessoa que abrisse um desses e-mails.

Então, crie um segmento em torno desse grupo.

Convertkit

Finalmente, diga à ConvertKit para enviar esse boletim somente à essas pessoas.

Você pode, é claro, combinar diferentes tags para obter um super-direcionamento com seus e-mails.

Mas, pela minha experiência, isto pode ser mais problemático que benéfico.

Sign Up Form (formulário de inscrição)

Outra peça chave de informação sobre seus assinantes é a forma que eles entraram. Falarei mais sobre os formulários mais tarde. Mas por enquanto, tenha em mente que sempre que alguém assinar sua lista de email no ConvertKit, o formulário opt-in que eles usaram será salvo para sempre como parte do seu perfil de assinante.

Convertkit

Por que isso é útil?

Em um dos meus projetos por exemplo, o conteúdo em nosso blog está dividido em duas categorias principais: Youtube e SEO.

Há um cruzamento de informações por lá.

Mas em geral, as pessoas que querem fazer crescer seus canais no Youtube não estão super interessadas em rankear mais alto no google.

E as pessoas que querem melhorar suas classificações no Google não querem ler o conteúdo sobre como obter mais visualizações no Youtube.

É por isso que etiquetar as pessoas que se inscrevem em nossos diferentes fomulários é super útil.

Desta forma, podemos enviar nosso material do Youtube e do Google para as pessoas que o desejarem. Em outras palavras: esta é basicamente uma tag para novos assinantes que não exige que eles façam nada a mais.

AUTOMATIONS

“Automação de marketing” é a grande palavra-chave no mundo do email marketing no momento. E por uma boa razão: a automação de marketing pode ajudá-lo a enviar automaticamente melhores conteúdos e ofertas para segmentos-alvo do seu público.

Entretanto, ferramentas como Drip são ótimas para a criação de funis complicados e automatizações. Mas elas têm uma curva de aprendizado muito íngreme.

Portanto, se você quiser criar apenas algumas automações simples baseadas em alguns comportamentos, o ConvertKit é sua melhor aposta.

Isso porque o ConvertKit tem uma ferramenta de automação ao mesmo tempo robusta e simples.

Convertkit

As automações no ConvertKit consistem em duas partes principais: gatilhos (triggers) e ações (actions).

O gatilho é um evento ou comportamento que inicia a automação. Já a ação é o que você quer que aconteça.

Por exemplo, você pode configurar o lançamento de um produto interessante que consiste em múltiplas sequências de email (uma sequência de aquecimento e uma sequência de lançamento).

Então, se eles ainda não compraram o produto, você pode oferecer automaticamente um produto substituto mais barato (Downsell).

E, finalmente, essa mesma sequência pode enviar emails adicionais integrando aqueles que compraram e etiquetá-los como compradores.

Convertkit

O Convertkit oferece 6 diferentes modelos de automação. Você encontra as opções como lançar um produto, hospedar um webinário (com registro automático para o webinar e e-mails de acompanhamento), e personalizar o conteúdo baseado em como seus assinantes respondem a uma pergunta.

Convertkit

Você também pode criar novas automações à partir do zero, usando gatilhos como “joins a form”(quando alguém se inscreve em seu formulário) ou “purchase”(quando alguém já comprou de você).

Convertkit

De lá você pode configurar para que o usuário receba suas sequências de e-mails, adicionar ou remover tags e muito mais.

DICA EXTRA: Tente criar várias automações em cadeia para que quando uma automação termine, outra seja ativada com base na jornada do seu lead. Dessa forma, os assinantes mais antigos nunca se perdem no meio dos e-mails e continuam recebendo novos conteúdos regularmente.
LANDING PAGES AND FORMS

A funcionalidade de formulários e páginas de destino do Convertkit é bastante sólida. Especialmente ao considerar que esta funcionalidade é gratuita.

Você pode configurar suas páginas por conta própria em minutos sem precisar pagar por qualquer ferramenta de terceiros ou contratar um designer caro.

Convertkit
FORMS

Os formulários são literalmente feitos para que o usuário preencha as informações com seu endereço de e-mail. Esses formulários são o ponto de entrada na sua lista de e-mail para cada assinante que você recebe na sua conta Convertkit.

Mesmo que você não esteja incorporando os formulários do Convertkit no seu site (se você por acaso esteja utilizando Leadpages, Leadlovers, plugin WordPress ou OptinMonster para o front-end), você ainda precisará configurar um formulário na sua conta Convertkit para que esses assinantes fiquem vinculados.

Sendo asssim, seu primeiro passo é criar um novo formulário.

Em seguida, escolha como você quer usar cada formulário no seu site.

Você pode “embedar” formulários no seu site diretamente.

Ou você pode também disparar esses formulários como uma janela pop-up, quando por exemplo o usuário mostrar a intenção de sair do seu site. Esta função é chamada “Modal” na terminologia do Convertkit.

Obs.: Por padrão, seus formulários estão todos configurados para dupla opção de entrada (double opt-in). Na linguagem do Convertkit, o double opt-in é conhecido como o envio de um e-mail de incentivo (Incentive Email).

Pela minha experiência, a opção “send incentive email” deve permanecer sempre ligada pois reduz as chances de ter problemas de entrega dos seus emails.

LANDING PAGES

Ao contrário dos formulários, as páginas de destino (ou páginas de captura) são totalmente opcionais. Assim como os formulários, as páginas de destino são responsivas e personalizáveis.

Porém, ao contrário dos formulários, as páginas de destino são hospedadas em uma página autônoma.

Por exemplo, a página de destino do meu livro “Arrasta pra cima” está hospedada dentro do Convertkit.

Você pode ver esta página clicando AQUI.

E também você pode encontrar um formulário embedado dentro do blog para baixar o Livro digital gratuito.

Se você já utiliza algum software para criar suas páginas de destino, ou trabalha com um designer, você provavelmente não vai precisar utilizar este recurso.

Mas se você não quiser ter o trabalho de criar novas páginas de destino para cada livro digital ou conteúdo que você criar, as páginas de de destino do Convertkit facilitam para que você consiga escalar seus resultados.

O Convertkit oferece atualmente 18 modelos diferentes de páginas de destino das quais você pode personalizar para se adequar ao visual e o estilo do seu site.

BROADCASTS AND SEQUENCES

Existem 2 tipos principais de e-mails que você pode enviar no Convertkit: Transmissões e sequências.

BROADCASTS (Transmissões)

Uma transmissão é um e-mail único que você pode enviar para toda a sua lista (ou apenas para um segmento dela).

Por exemplo, sempre que publicamos um novo post no blog , nós podemos enviar uma transmissão para toda a nossa lista de e-mails.

Mas quando desejo indicar um curso valioso que está iniciando, geralmente envio e-mails para as pessoas que estão interessadas nesse curso.

Estes e-mails ainda são transmissões. Mas ao invés de ir para toda a lista, é apenas um segmento que eu criei.

Enviar um e-mail de transmissão é simples: basta escolher quais usuários que você deseja enviar, escrever o e-mail e enviá-lo. No entanto, você definitivamente quer visualizá-lo primeiro.

A interface do Convertkit faz um bom trabalho em representar como será o email real que o usuário vai visualizar. Mas nada é melhor do que um teste real.

Uma coisa interessante que você notar ao usar o Convertkit para criar seus e-mails é que eles não oferecem nenhum modelo de e-mail.

O e-mail padrão é um e-mail de texto simples e sem CSS. Isto porque o ConvertKit alega que os modelos de e-mails “chiques” não funcionam.

Eu pessoalmente concordo. Entretanto, se você administra um site que requer muitas imagens dos seus produtos ou gráficos mais extravagantes, esta é uma limitação muito grande.

DICA: Use o recurso teste A/B para testar linhas de assuntos de emails diferentes. O convertkit irá dividir as linhas de assuntos de teste nos primeiros 30% de seus e-mail enviados (enviando 15% para cada assunto).

Em seguida, a linha de assunto que for mais aberta pelos usuários, serão enviados os outros 70% restantes dos e-mails. Este é um recurso muito legal que apenas o Convertkit possui.

SEQUENCES (Sequências)

Uma sequência é uma série de emails que são enviados de forma automática com um determinado “atraso” entre cada um desses emails (por exemplo um ou dois dias).

Você pode definir seus emails para serem enviados com datas relativas (disparar os emails após um certo número de dias ou horas após a pessoa ter se inscrito; não é necessário fixar uma data no calendário).

Isto os torna perfeitos para sequências de boas-vindas, sequências para lançamentos e sequências para produtos que vendem no perpétuo.

CUSTOMIZED BROADCASTS AND SEQUENCES (Transmissões e Sequências personalizadas)

As transmissões e sequências podem ser personalizadas com base nos nomes, tags e outras informações de seus assinantes.

Por exemplo, o código {{ subscriber.first_name }} ao ser introduzido no email será automaticamente substituído pelo primeiro nome do assinante.

Se você quiser uma opção um pouco mais avançada, você pode também inserir blocos inteiros de texto para assinantes que possuem certas tags, e outros blocos para assinantes que não possuem.

Esta é uma característica super avançada que a maioria das empresas nunca usam. Ou seja, se você quiser enviar e-mails super-personalizados, o Convertkit facilita isso através das opções de “personalização” mostradas ao elaborar uma nova transmissão ou sequência de e-mails.