Como se tornar um afiliado orgânico e fazer vendas no piloto automático? Se você quer aprender como funciona, então fica comigo neste artigo pois vou lhe mostrar uma estratégia muito fácil.

Primeiramente, você sabe o que é um afiliado orgânico?

Vou resumir…

Afiliado é o profissional que promove vendas de produtos físicos ou digitais na internet em troca de uma porcentagem quando realiza uma venda.

Orgânico significa que este afiliado utilizou estratégias gratuitas para atrair pessoas para suas ofertas, ou seja, sem investir em anúncios.

O ato de atrair pessoas para suas ofertas se chama tráfego. Existem 2 fontes de tráfego:

  • Tráfego pago (anúncios)
  • Tráfego orgânico (Blog posts, vídeos no youtube, etc.)

Neste artigo vamos focar no tráfego orgânico. Por isso o nome afiliado orgânico.

A maior vantagem de se trabalhar como afiliado orgânico é que toda vez que você cria um conteúdo, na verdade você está criando um ativo digital.

Afiliado orgânico: O que significa ativo digital?

Um ativo é um termo contábil. Tudo que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma é um ativo. Portanto, os ativos de uma empresa são os bens que podem ser vendidos e se transformar em dinheiro. Um ativo digital é um conteúdo que uma vez criado, ficará para sempre na web.

Ou seja, este conteúdo pode te gerar visitas, cliques, leads e vendas para sempre (ou pelo menos por um longo tempo).

Por exemplo:

Um blog post pode ser bem rankeado no google ou compartilhado milhares de vezes. Dessa forma, esse post pode trazer visitantes para sempre no seu blog. Esses visitantes podem encontrar uma oferta dentro do seu blog e decidir comprar.

Um vídeo no youtube pode gerar visualizações por anos, aumentado seu número de inscritos, e ao mesmo tempo aumentando a sua lista de e-mail.

Para que esta estratégia de afiliado orgânico funcione, você precisa criar o maior número de ativos digitais possíveis.

Agora que você entendeu a fórmula, vamos para a parte mais técnica.

O que preciso para ser um afiliado orgânico?

Para continuar nesta seção, vou assumir que você já tenha um nicho de mercado.

Não sabe qual nicho escolher?

Mande uma mensagem ([email protected]), será um prazer ajudar no que estiver ao meu alcance.

Voltando ao ponto…

Como o principal objetivo desta estrégia é criar ativos digitais, você vai precisar em primeiro lugar de tempo.

Mas não se preocupe, no início vai demorar até que você consiga escrever um blog post ou gravar um vídeo. Entretanto, após um pouco de prática, você será capaz de fazer isso rapidamente.

E quais ferramentas são necessárias?

Vou listar abaixo o que você precisa para começar a pôr esta estratégia em prática ainda hoje. Tenho certeza que existem outras formas de fazer isso, mas vou descrever a forma que funciona pra mim:

  • Blog (você vai precisar de um serviço de hospedagem e um domínio; sugiro a hostgator; é a que eu uso)
  • Tema WordPress (se puder invista em um tema para converter seus visitantes em leads, sugiro o épico; caso contrário use um gratuito)
  • Canal no Youtube (Crie uma conta Gmail e então configure seu canal no Youtube)
  • Ferramenta de email marketing (Sugiro a ConvertKit, é a que eu uso, muito fácil de usar porém é em inglês; uma alternativa em português é a LeadLovers)
  • Escreva um ebook para distribuir de forma gratuita (Você pode desenvolver seu ebook com o Canva)
  • Criar uma landing page com o Convertkit ou LeadLovers para baixar o ebook gratuito
  • Configurar um funil dentro do email marketing (Funil é uma sequência de emails que leva seu contato a realizar a compra)

Você vai precisar de um pequeno investimento inicial. Mas lembre-se que este é um negócio. Você vai recuperar esse investimento no futuro (muito mais na verdade).

Como vender como afiliado no orgânico?

Para continuar nessa seção, vou assumir que você tenha seu blog, canal do youtube, landing page e funil no email marketing todos configurados. Além disso, seu ebook precisa estar pronto.

Suas vendas vão todas ocorrer através do funil de vendas com o email marketing. Portanto, você não vai precisar sair distribuindo seus links de afiliado por todos os lados.

A estratégia funciona da seguinte maneira:

Você vai precisar publicar de 2 a 3 blog posts por semana. Essa mesma dinâmica vai funcionar para seus vídeos no youtube. Lembre-se de otimizar seus posts e vídeos para SEO.

Na descrição dos seus vídeos e dentro do seu blog, a única opção de link para o visitante será da sua landing page. Essa landing page que oferece o ebook gratuito em troca do email do visitante.

Não esqueça de fazer uma chamada para ação nos seus conteúdos lembrando o visitante de baixar o ebook gratuito.

Lembre-se, você quer capturar o email do visitante!

Uma vez que o email for capturado, o lead vai receber o ebook de forma automática.

Além disso, o lead a partir de agora vai estar dentro do seu funil, ou seja, ele vai receber emails automáticos com seus links de afiliado que vão levá-los a comprar.

Conforme você for produzindo conteúdo, mais pessoas vão chegar nos seus canais, e ao mesmo tempo, mais pessoas vão entrando no seu funil.

A grande vantagem dessa estratégia é que sua única preocupação depois da estrutura pronta, será produzir conteúdo.

Resultados digitais como afiliado

Tenha sempre em mente que essa é uma estratégia a longo prazo. Em compensação, os resultados são bem mais sólidos.

Segue abaixo um dos meus últimos projetos como afiliado orgânico. Esses dados estão filtrados para os últimos 30 dias.

afiliado orgânico

O mais legal deste gráfico é perceber como os resultados começam a se solidificar com o tempo. Perceba que do dia 16 a 28 de maio, o número de leads não passava de 2 por dia. Além disso, não eram todos os dias que novos leads entravam no funil. É possível ver vários dias sem nenhuma inscrição.

Entretanto, conforme Google e Youtube começaram a expor mais meu conteúdo, o número de leads começou a aumentar.

Além disso, entre os dias 28 de maio e 15 de junho, apenas no dia 12 de junho que não houve coleta de novos leads (efeito do dia dos namorados?).

E a tendência é só aumentar pois Google e Youtube tendem a mostrar ainda mais meus conteúdos. Ou seja, quanto mais exposição, mais visitantes, que geram mais leads, que geram mais vendas.

E o melhor de tudo?

De forma completamente orgânica e no piloto automático!

Conclusão

Meu objetivo com este post foi apenas de te mostrar uma estratégia sólida para vender como afiliado e que vai te gerar resultados constantes.

Sendo assim, eu evitei entrar em muitos detalhes sobre a parte técnica. O ponto aqui era mostrar um panorama de como a estratégia funciona. Espero que possa ter ajudado.

Portanto, se você tiver alguma dúvida ou precise de uma força para começar, você pode me encontrar em [email protected]

Além disso, eu escrevi um livro digital gratuito chamado “ARRASTA PRA CIMA”, conquiste sua liberdade financeira com o marketing digital.

Neste ebook você vai entender definitivamente a importância de começar seu negócio digital o quanto antes. Você com certeza vai ver o marketing digital com outros olhos após a leitura.

Você pode acessar o ebook AQUI.

Quer aprender a vender na internet e conquistar sua liberdade financeira?

ARRASTA PRA CIMA!